ECODESIGN2022 é a nova regulamentação europeia de design ecológico para aparelhos domésticos de biomassa e será de cumprimento obrigatório a partir de 1 de janeiro de 2022. A partir desse momento, será proibida a venda e instalação de qualquer aparelho que não cumpra a mesma.
O objetivo de ECODESIGN2022 é proteger o meio ambiente e a saúde das pessoas. Para isso, esta regulamentação estabelece os parâmetros de emissões de substâncias nocivas em níveis mínimos. Estes requisitos estão relacionados com dois aspetos identificados como importantes para o meio ambiente e a saúde. Estes são a eficiência energética e as emissões de partículas (PM), compostos orgânicos gasosos (OGC), monóxido de carbono (CO) e óxidos de nitrogénio (NOx).
Para saber que um produto cumpre a norma ECODESIGN2022 é preciso ter atenção aos seus dados de emissões, cuja publicação pelos fabricantes é obrigatória e que devem ter os seguintes valores mínimos: desempenho superior a 75%, emissões de CO inferiores a 0,12%, emissões de NOx inferiores a 200 mg/m3, emissões de OGC inferiores a 120mg/m3 e partículas inferiores a 40mg/m3.
Isto significa que ao comprar um aparelho que cumpra a regulamentação, o seu consumo será menor, a poupança será maior, será um aparelho amigo do ambiente, que protege a qualidade do ar e a saúde das pessoas.
A empresa navarra LACUNZA, uma empresa com 50 anos de experiência no fabrico de produtos para lenha, já dispõe de toda uma geração de produtos certificados de acordo com a norma ECODESIGN2022. Está desde há 6 anos a adaptar modelos já disponíveis a esta nova regulamentação e qualquer produto que tem vindo a ser lançado no mercado nos últimos anos já cumpre a referida norma.
Como exemplo, modelos clássicos do catálogo da LACUNZA como a salamandra a lenha LEVANTE, salamandras de primeiro preço como o SAGRA ou aparelhos premium do catálogo como, por exemplo, os recuperadores de calor com porta de guilhotina ITACA já foram adaptados aos referidos requisitos. Para além disso, a LACUNZA redesenhou e melhorou alguns pormenores em modelos como o ITACA no qual aumentou em 20% a visão livre do lume e ao qual incorporou turbinas mais silenciosas.
Como observa José Julián Garciandia, diretor geral da LACUNZA, “o nosso compromisso é claro: cuidar do meio ambiente e da saúde das pessoas e, por isso, já dispormos de uma geração completa de produtos certificados com a norma ECODESIGN. Estamos Ready!"