* La tienda de accesorios está disponible sólo para Península y Baleares
É um combustível alcoólico renovável de origem vegetal proveniente da destilação de plantas com alto teor de açúcares e fibra e deve ter uma percentagem de álcool de 96%.
O uso de um bioetanol de qualidade com uma percentagem de 96% garante um elevado grau de pureza. O uso de combustíveis de menor percentagem e qualidade pode produzir odor por terem uma maior quantidade de componentes não alcoólicos. Se, ao abrir a garrafa de combustível, notar que cheira, isso é um indicador claro de que essa combustão emitirá mais odor do que outros combustíveis de qualidade superior.
O queimador e a qualidade do seu design também têm influência. A chama destas lareiras é produzida pela queima do vapor libertado pelo bioetanol; queimar diretamente o bioetanol produzirá mais odor.
As lareiras da Lacunza têm no interior uma fibra cerâmica prensada que fica embebida no álcool, evaporando-o, e assim que sai do queimador, acontece a combustão. Portanto, é importante carregar o bioetanol no queimador sem que o líquido saia, e para facilitar este processo, todos os equipamentos Lacunza vêm de série com uma bomba elétrica com mangueira para facilitar este processo para o utilizador.
A combustão do bioetanol produz vapor de água que é inócuo e CO2 (o mesmo gás que expiramos aquando da nossa respiração). São 100% seguros para a saúde.
Não, os queimadores de bioetanol não necessitam de nenhum tipo de saída de gás/fumos para o exterior porque não libertam nenhum gás prejudicial nem precisam deste tipo de instalação para o seu funcionamento.
A resposta varia em função do tamanho do queimador, mas gastam-se aproximadamente 3/4 litros/hora em média.
Um queimador de 80 cm tem uma capacidade de 4,5 litros, o que nos dará uma durabilidade aproximada do lume de cerca de 7 horas. Podemos fechar a escotilha do queimador e apagar o lume, mas devemos ter em consideração duas questões.
Claro que sim, é lume verdadeiro e por isso, emite calor na sala onde estão instaladas. Não foram concebidas como uma fonte de aquecimento principal, mas como um elemento decorativo com lume real que dá mais aconchego à sala.
As lareiras a bioetanol são abertas e o lume é real. Coisas tão simples como não aproximar materiais combustíveis à chama, nem carregar mais bioetanol com o lume aceso ou o queimador quente, e ter cuidado de não aproximar as mãos do fogo ou dos elementos que compõem a lareira quando está ou tiver estado acesa, porque podem atingir temperaturas elevadas.
Recomendamos que leia e siga as instruções do Livro de Instruções, que também podem ser descarregadas em www.lacunza.net/bioetanol
Metros quadrados que a salamandra, o fogão ou o insert de lenha aquecem.
Relação entre a potência gerada na câmara de combustão em relação à notada na habitação.
Certificação Europeia sobre consumo energético. Classifica o produto em função de severos critérios sustentáveis definidos a nível europeu, e garante que o produto adquirido se ajusta aos máximos requisitos de sustentabilidade.
Valor que mede a emissão de monóxido de carbono, um gás inodoro, incoloro, insípido, tóxico e muito inflamável.
Potência mínima e máxima do aparelho de lenha, isto é, a variação de potência obtida em condições de combustão lenta e máxima.
Potência média oferecida por um aparelho aquecedor (hidro) a um sistema de aquecimento.
Refere-se à propriedade de certos materiais de resistir a altas temperaturas sem se decomporem e armazenar calor.
É a parte de um aparelho de lenha pela qual se expulsam os fumos.
Material que possui uma alta capacidade de armazenamento e transmissão térmica, para além de possuir a qualidade de ser isolante. Resistente a altas temperaturas e excelente acumulador de calor. Grande acabamento em cor branca.
Instrumento ou aparelho com aspas giratórias que impulsiona ou remove o ar.
Material inovador que se caracteriza pelo seu excelente isolamento, elevada resistência, estética e ligeireza. Para além disso, a vermiculite da LACUNZA utiliza a densidade, espessura e dimensão adequadas a cada equipamento. Este desenho particularizado para cada projeto possibilita uma longa duração da fornalha, evitando qualquer tipo de problema. É um material composto basicamente por silicatos de alumínio, magnésio e ferro.
Metros cúbicos que a salamandra, o fogão ou o insert de lenha aquecem.